sábado, 13 de julho de 2013

Enquadramento

Depois de 6 meses a trabalhar em Timor Leste, na área do ensino, com um contato muito próximo e intenso com a comunidade em geral, é para mim possível, neste momento, e de uma forma mais consciente, fazer um levantamento das prioridades para iniciar esta campanha de solidariedade. Esta campanha será desenvolvida em parceria com o Centro Comunitário de Suai Loro.


Timor é um país independente há apenas 11 anos. Recupera muito lentamente de grandes traumas provocados por barbaridades ocorridas durante cerca de 24 anos de invasão Indonésia.

Timor-Leste tem a segunda taxa mundial de população mais jovem. Com cerca de 1,2 milhões de habitantes, as crianças entre os 0 e os 14 anos representam 38 por cento da população.

As redes viárias são muito precárias, o fornecimento público de eletricidade apenas existe há cerca de 2 anos e ainda não abrange todo o país, nomeadamente a costa sul, onde fica situado o Suai. Um conjunto de situações que dificultam o desenvolvimento.

Embora as crianças frequentem as escolas, aqueles estabelecimentos ainda não reúnem todas as condições necessárias para uma resposta adequada ao ensino.

Em 1999, a realização de um referendo pela autodeterminação de Timor-Leste, mobilizou as atenções, gerando manifestações públicas de solidariedade em Portugal e noutros países do mundo. Neste momento sinto que ainda há muito para fazer, e nós sociedade civil, podemos contribuir com a nossa parte.

Apesar dos momentos difíceis que Portugal atravessa há sempre tempo e disponibilidade para sermos solidários.

Contamos com a vossa ajuda com a garantia que todos estes donativos serão entregues na presença da minha pessoa e retratados através de fotos a serem visualizadas no blogue da campanha!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário